g2h

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Bodyboarder surf

Bodyboarder surf, já imaginou surfar em uma onda de joelhos ou mesmo deitado em sua prancha.

A maioria utilizam pés de pato para auxiliar na alavancada quando estiver na entrada da onda.
Sua origem Havaí como paipo-board,nada mais nada menos que um body board de madeira.
Entretanto no Brasil esse esporte chegou por volta de 1978. Não podemos esquecer que um dos primeiros seguidores do esporte é o incrível Marcus Cal Kung, que atualmente ministra palestras e também escrevendo artigos. Muitos são os que se destacaram logo no inicio, Xandinho, Kung, Marco Salgado, Guto de Oliveira e Cláudio .Marques.[
O maior responsável pela popularização do esporte e seu desenvolvimento em âmbito nacional é incontestavelmente Marcus Cal Kung, que ainda continua ativo no esporte ministrando palestras, escrevendo artigos e colunas na mídia especializada, fabricando pranchas de bodyboard e dando aulas em sua escola de bodyboard, na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Alguns dos precursores do esporte no Brasil são Xandinho, Kung, Marco Salgado, Guto de Oliveira e Cláudio Marques.
Segue abaixo alguns termos utilizado:
Drop Knee: andar com um dos pés e o joelho oposto apoiados na prancha em vez de andar deitado.
Tubo: ficar, durante alguns instantes, totalmente encoberto pela onda, no espaço formado pela parede da onda e a projeção de sua crista, quando a mesma se quebra.
360: girar num eixo perpendicular ao solo e no sentido do corte da onda (se estamos descendo uma onda para a esquerda, a rotação é feita para a esquerda), esta manobra pode ser feita em diversas seções da onda.
360 invertido: girar no sentido contrário (para a direita numa onda para a esquerda), contra a força natural da onda. É mais difícil que o 360 convencional, pontuando melhor em campeonatos (no Brasil pode ser chamado apenas de "invertido").
El rollo: pode ser ou não uma manobra aérea, bater contra a crista da onda, girar num eixo paralelo ao solo em torno de si e retornar a base dela mesma. Somente é considerada aérea caso o executor se separe da crista da onda, verticalmente, durante a realização da manobra.
Aerial: virar junto com a prancha contra a crista da onda, levantar vôo, e retornar a alguma parte da mesma.
ARS: Air Roll Spinner (literalmente o El Rollo 360 Aéreo) manobra aérea, onde se executa um El Rollo e, ainda no ar, inicia-se um 360, podendo completá-lo antes ou depois de aterrizar na onda novamente. Foi inventada por um australiano.
Backflip: manobra aérea, inicia-se como um El Rollo ou Aerial, batendo-se contra a crista da onda e projetando-se no ar, executando um giro num eixo perpendicular ao solo (diferentemente do eixo paralelo seguido pelo El Rollo e ARS). Manobra muito arriscada devido à possibilidade de dano cervical..
Frontflip: manobra aérea, inicia-se como um Out Of The Lip ou Aerial, batendo-se a favor da crista da onda e projetando-se no ar, executando um giro frontal num eixo perpendicular ao solo.
• 360 aerial: manobra aérea, bater contra a crista da onda e girar 360 graus, num eixo horizontal, ainda no ar, voltando a aterrar em alguma parte da onda (quando feito no sentido contrário ao corte da onda é chamado 360 aéreo invertido, ou ainda, no Brasil, invertido aéreo).
• Invertido aéreo: manobra executada quando o praticante vai em direção ao lip da onda, saindo totalmente da mesma executando um 360 invertido no ar, totalmente fora da onda.

Alguns famosos:
Pablo Rodrigo
Sandra-Garota de portugal,bicampeã do circuito internacional.Famosa por varios titulos em Portugal.
Guilherme Tâmega, Apelidado de "The Animal" é o brasileiro que possuí o maior número de títulos mundiais à sua disposição, HEXACAMPEÃO MUNDIAL.
Francirley Ferreira, bodyboarder carioca considerado o pupilo de Guilherme Tâmega. Disputa o circuito mundial e é morador da favela do Pavão-Pavãozinho.
Dave Hubbard Irmão de Jeff e Campeão mundial de DK - "drop knee". Está sempre entre os primeiros colocados no "DK Wolrd Tour" e segue forte na briga por mais um título".
Silvano Lourenço, Campeão Europeu.
Marcus Cal Kung, pioneiro do desporto no Brasil e personalidade mundial do esporte.
Mariana Nogueira, uma das primeiras campeãs mundiais, essa é Brasileira tambem.
Glenda Kozlowski, tetracampeã mundial e pentacampeã nacional, atualmente é jornalista, apresentadora do Globo Esporte.
Neymara Carvalho, atleta capixaba pentacampeã mundial.
Claudia Castello, atleta carioca.
Catarina Sousa, atleta portuguesa e grande entusiasta na promoção do bodyboard feminino
Mike Stewart, 'o mestre', mais conceituado bodyboarder de sempre, lenda do desporto e o maior campeão munial de todos os tempos 9x Campeão do Mundo, indiscutivelmente "o cara"
Hugo Pinheiro, Bi-Campeão Europeu, Bi-Campeão Nacional, Campeão Europeu Eurosurf.
Rita Pires,11X-Portuguese Champion and 6X-European Champion.
Renata Cavalleiro, atleta e uma das organizadoras do Circuito Feminino Kpaloa Musas do Bodyboarding.
Hugo Pinheiro
Apesar de minha idade, tenho certeza que um dia vou me aventurar e pegar uma onda.
Se você tem uma foto ou vídeo desse esporte , envie um email para eliotu@estrelar13.com ,que será publicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"